Sobre

O “Projeto Pytuna” é um Podcast de ficção em formato de série. O roteiro original se passa no ano de 2025, e apresenta uma rádio clandestina que denuncia os acontecimentos que levaram ao “Apagão Midiático”, promovido pelo Novo Regimento.

Esse é o projeto de estreia de Francesco Crisci (Publicitário e Designer) e seu companheiro Vitor Paranhos (Dublador e Roteirista), que tiveram a ideia à partir da conjuntura caótica da “pós-verdade”, em que as pessoas aceitam apenas aquilo que lhes convém, seguindo a máxima: “se eu acredito, logo é verdade”. O projeto propõe fomentar a reflexão e a discussão acerca dos arquétipos sociais e como se estabelecem as elações de poder, como também, a conscientização sobre nossa relação com a natureza e o mal uso dos recursos naturais. Propõe-se a reflexão sobre o que nos aguarda no futuro na questão política, como também, a possibilidade de criar o nosso futuro.

Do tupi-guarani, “Pytuna” significa noite – uma clara alusão aos tempos difíceis que criamos na ficção, onde a liberdade de expressão chegou ao fim com o “Apagão Midiátiaco”. Optamos também pelo nome para dar visibilidade à causa indígena, visto que, desde o tal chamado “Descobrimento do Brasil”, as tribos têm sofrido genocídio.

Queremos através desse projeto dar visibilidade à causas sociais, como também abrir espaço para intervenções artísticas. Nossa proposta é de que as pessoas projetem o futuro com as mudanças que gostariam de ver. Desta forma, disponibilizamos nosso espaço em site / mídia social para contribuições artísticas com intuito de dar visibilidade aos artistas, cantores, criativos, desenhistas, designers e músicos. Incentivamos principalmente: índios, mulheres, negros, LGBTQIA+, imigrantes e moradores de zonas periféricas. 

Também incentivamos ideias inovadoras como sites e apps que ajudam a mudar a vida de pessoas. Daremos espaço para divulgação 😉

Originalmente, a obra foi criada para ser lançada em formato de série audiovisual, porém, devido a escassez de recursos e incentivos públicos, somados aos impactos da COVID-19 o projeto foi inviabilizado. Para conseguir idealizar a obra, nos inspiramos no conceito LEAN STARTUP (enxuto) como ideal de criação do Mínimo Produto Viável, desta forma criamos uma nova proposta mais acessível através do formato de Podcast. Inspirado nas radionovelas e na famosa narração dramática do clássico “Guerra dos Mundos”, em 1938, selecionamos uma equipe incrível  de atores, dubladores e participações especiais.

What People Say

The way to get started is to quit talking and begin doing.

Walt Disney

It is our choices, Harry, that show what we truly are, far more than our abilities.

J. K. Rowling

Don’t cry because it’s over, smile because it happened.

Dr. Seuss

Let’s build something together.


%d bloggers like this: