Guerra dos Mundos

Em 30 de outubro de 1938, véspera de Halloween, a rede americana CBS fez uma edição especial do programa “Mercury Theater on the Air” para celebrar a data especial. A obra escolhida para ser dramatizada foi o livro do escritor inglês H.G. Wells  “ A Guerra dos Mundos”, que narra uma invasão alienígena ao planeta Terra.

O jovem diretor Orson Welles, que mais tarde ficaria famoso com o filme Cidadão Kane, foi o responsável por contar a história em formato jornalístico, dando um tom bastante realista à transmissão. 

A notícia, relatada em diversos boletins que interrompiam a programação normal da rádio,  primeiramente informava que uma série de explosões haviam sido percebidas em Marte. Em seguida, que um meteoro havia caído em Nova Jersey, nos EUA, matando mais de 15 mil pessoas. Mais tarde, disseram que o meteoro era na verdade uma nave, da qual marcianos haviam sido vistos saindo com armas de lazer na mão.

Tudo foi tão convincente, que antes mesmo que a transmissão acabasse, o pânico já estava instaurado. Milhares de ligações para a polícia, os bombeiros e os hospitais colocaram os EUA de prontidão para realmente lutar contra os alienígenas. 

A verdade, porém, é que não passava de uma espécie de rádionovela – que, nas mãos de um gênio como Orson Welles, se tornou uma inacreditável verdade. (FONTE: Hypeness)

Com o advento da internet, como saber o que é real e o que é fake news?

“Guerra dos Mundos” é uma das referências de Pytuna.

Published by Projeto Pytuna

Série para ouvir disponível 28/07/20 no Spotify & Deezer. ✉ Quer contribuir com o projeto? Contato: projetopytuna@gmail.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: